Uma
das parábolas mais lindas contadas pelo nosso senhor Jesus Cristo, a parábola
do Joio e do Trigo(Mateus 13:24-30), conta a história de um Homem que semeou a
boa semente de trigo em sua lavoura, mas que veio o inimigo e plantou o joio no
meio do trigo, e quando começaram a crescer, seus servos perguntaram a esse
homem, se poderiam arrancar o joio, porém o homem disse que ao arrancar o Joio, poderiam
acabar arrancando também o trigo, e ordenou que deixassem crescerem juntos, e
que no dia da ceifa, seus ceifeiros arrancariam então primeiro o Joio e
lançariam ao fogo, e o Trigo seria guardado em seu celeiro.
Crescemos
no meio do joio, cercados por eles, mas não podemos deixar de ser trigo, as
vezes é até mais fácil seguir o joio, que são as pessoas que praticam o mal ou
até mesmos os falsos servos de Deus. Você deve está se perguntando, mas o que é
Joio? Joio é uma erva daninha, apesar de ser muito parecida com o trigo, os
seus frutos são tóxicos, e só é possível distinguir o joio do trigo no tempo da
ceifa.
O
trigo cru também não tem muita serventia, porém quando a esse trigo é
adicionados outros condimentos, e levado ao fogo, ele se transforma, se torna um
dos mais importantes alimentos da nossa terra.
Quando, semelhante ao
trigo cru, conhecemos a palavra de Deus e a praticamos, quando temos fé, amor e
temor a Deus, quando nos são adicionados esses condimentos, tudo começa a
mudar. Igualmente ao trigo que vai ao fogo, também precisamos ser provados,
pois tudo é permissão de Deus.
Como o trigo, nós também crescemos nas provações
e ficamos mais próximos de Deus. Por isso, pode até ser difícil e dura a
caminhada, mas SEJAMOS TRIGO, pois a recompensa é a nossa salvação e Deus será
sempre contigo na hora da angustia, ele sempre te honrará. Basta confiar e esperar na sua palavra, na certeza que seremos vencedores.